Como programar exclusão de dados de usuários de acordo com a LGPD

Modificado em Sex, 16 Out, 2020 na (o) 6:03 PM

Nas configurações da instância, temos uma nova categoria chamada Usuários e nela temos duas novas configurações: “Como tratar o cadastro de usuários inativos na plataforma” e “Período, em dias, para ocultar/excluir permanentemente os usuários após inativação”. 

Para que os usuários sejam automaticamente excluídos da plataforma, é necessário habilitar as duas configurações. Nesta última o admin pode parametrizar o período que por padrão é definido 30 dias, conforme print abaixo:

 

 

Além da opção de exclusão, também há a possibilidade de ocultar os dados pessoais. Neste caso, os históricos de treinamentos dos colaboradores são preservados, porém os dados sensíveis dos usuários como Nome, e-mail e CPF são ofuscados, colocando-os como anônimos. Pode ser interessante para alguns clientes.

 

Na tela de usuários, se a configuração “Como tratar o cadastro de usuários inativos na plataforma” estiver habilitada, no cadastro de usuários é exibido o combo “Motivo” quando o administrador inativa um usuário, conforme evidência abaixo. 

 

 

 

Se a configuração estiver desligada o combo não aparece, mesmo que o admin deseje inativar o usuário. Vale ressaltar que foi feito desta forma para não causar impacto aos administradores. 

Outro ponto é que os usuários só serão fisicamente excluídos e/ou terão seu cadastro oculto se o administrador marcar a opção Desligado no combo Motivo. Caso seja outra opção não haverá mudança no cadastro e/ou exclusão do usuário mesmo que ele esteja inativo.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo