Utilização de um domínio customizado/personalizado URL

Modificado em Seg, 23 Out, 2023 na (o) 5:44 PM

Como configurar as entradas CNAME no gerenciador de DNS para validação do domínio. 


A partir da release 2.8.0 do produto, a plataforma Engage passou a suportar o acesso a partir de um domínio específico do cliente. 


Pré-requisito

  • Para que seja possível a configuração do domínio personalizado, é necessário que o cliente já tenha adquirido o seu domínio com antecedência antes de abrir o chamado no time de Suporte da Engage. 
  • Vale ressaltar que a administração do domínio é responsabilidade do próprio cliente, sendo que a Engage não tem qualquer controle sobre ele.
  • O domínio personalizado informado pelo cliente deverá ser criado no formato de subdomínio (EX: app.meudominio.com), endereços relativos (EX: www.meudominio.com/lms) não são suportados.



Uma vez atendido o pré-requisito detalhado anteriormente, suponha que o cliente tenha adquirido o dominio meudominio.com e queira utilizar o subdomínio app.meudominio.com para acessar a Engage. Para isso, deverão ser seguidos os seguintes passos:


1. Solicitar a inclusão do domínio na instância

Enviar um e-mail para meajuda@engage.bz com os seguintes dados:

  • ID de sua instância (ex: myinstance)
  • Domínio desejado (Ex: app.meudominio.com)



2. Validando o domínio o domínio do cliente

2.1 Cadastro as entradas CNAME no DNS

Uma vez que o cliente tenha solicitado as entradas para cadastrar em seu DNS, ele receberá instruções para cadastrar em seu gerenciador de DNS duas entradas CNAME apontando para um códigos que enviaremos, conforme exemplo abaixo:


Record Name *Record TypeRecord Value *
_e4197e81244ee61b137b15764f72669c.app CNAME_400c9c5da65b405a5f5575185e8a7a4c.wrpxpmnjfs.acm-validations.aws
appCNAMEone.engage.bz

Os dados em amarelo são exemplos fictícios, denvendo ser configurados no DNS do cliente os dados enviados pelo time da Engage por e-mail


IMPORTANTE: Na primeira entrada, perceba que há um underline no início. A entrada deverá ser cadastrada com o underline, inclusive.



Após configurar as entradas em seu DNS, elas ficarão cadastradas da seguinte forma:

Observação: A imagem acima foi extraída do Route 53 da AWS, mas a tela do Gerenciador de DNS é similar, independente de onde o domínio do cliente esteja hospedado.


Feito isso, basta aguardar o tempo de propagação - que pode demorar até 1 hora - que seu domínio já terá autorizado ao certificado digital da plataforma da Engage utilizar seu domínio.



OBS: Após configuração da chave a URL ainda não irá funcionar. É necessário validar antes se a Chave ja foi propagada. Após a validação que a chave foi propagada o cliente deverá acionar o suporte novamente para que seja feito uma última configuração. Somente após essa configuração que a URL irá funcionar.



2.1 Testando se as chaves já foram propagadas em seu domínio.

Uma vez que o cliente tenha cadastrado as entradas, você pode efetuar a conferência se a entradas cadastradas em seu domínio já propagaram na internet. Para isso, siga os seguintes passos:


  1. Acesse o site https://dnschecker.org/
  2. Informe no campo de texto a entrada cadastrada. Observe que na hora do teste, é necessário incluir o domínio completo - _{chave}.{subdominio}.{domínio}, por exemplo: _d617620027cdf9be3f5ca8cce7aed9d9.conheca.engage.bz. Em todas as Zonas de DNS seu domínio deverá estar aparecendo verde, conforme exemplo abaixo:
  3. Caso haja zonas que não estejam verdes (normalmente aparece um X em vermelho) isso é indicativo de que a propagação ainda está em andamento. Se em todas as zonas aparecerem vermelho, indica que você cadastrou a chave de forma incorreta, portanto, é necessário validar se as chaves foram cadastradas corretamente.
  4. Faça o mesmo teste com a entrada que aponta para o domínio one.engage.bz
  5. Uma vez que ambas as chaves estejam validadas, é necessário entrar em contato novamente com a Engage avisando que a validação do DNS foi bem sucedida para que a equipe técnica possa dar continuidade a parametrização da plataforma. O prazo máximo para conclusão de todo o processo é de até 2 dias uteis.



RECOMENDAÇÕES


RESTRIÇÕES

  • Não é possível definir um registro CNAME em um domínio raiz devido a uma limitação de DNS, ou seja, não será possível que a plataforma da Engage responda no domínio raiz, por exemplo, sitedoprojeto.com.br (sem o www). Esta limitação apenas permite que o acesso seja feito através de um subdomínio (o prefixo www), devendo o endereço completo ter o formato www.sitedoprojeto.com.br
  • Domínios raizes só podem utilizar entradas de DNS que apontem para um servidor ou IP (Entrada do tipo A). CNAME não é suportado.
  • Endereços no formato sitedoprojeto.com.br/app não são suportados pela plataforma;



PERGUNTAS FREQUENTES

  • Por que nao posso utilizar um endereço no formato meudominio.com/app?

    • O símbolo "/" é utilizado para indicar um conteúdo dentro do domínio. Para o redirecionamento do engage funcionar, é necessário realizar esse direcionamento para um subdomínio.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo